sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dica de Livro: Uma Breve História do Mundo

 (Capa do Livro)

Sinopse

 Um balanço da fantástica saga da humanidade, magistralmente compilada desde seus primórdios até os frenéticos dias em que vivemos.
“É como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento”, afirma Geoffrey Blainey, um dos mais aclamados historiadores da atualidade.
Sem jamais perder o foco, Blainey vai mais além: descreve a geografia das civilizações e analisa o legado de seus povos. O leitor deve se preparar para uma viagem inesquecível: saberá como eram as noites dos primeiros nômades; testemunhará o surgimento das religiões; questionará a carnificina das guerras e acompanhará a ascensão e queda dos grandes impérios.
"Uma Breve História do Mundo" vai entrelaçando a história de um povo a outro, de forma didática e vibrante. Distante de formalismos, o livro instiga e envolve o leitor página por página, levando-o a conhecer e interpretar melhor os fatos que nos trouxeram aos dias de hoje.

 (Geoffrey Blainey, autor do livro)

 "Uma Breve História do Mundo" é, sem dúvidas, um dos melhores livros de história que eu já li. Blainey escreve de uma maneira única, como se ele mesmo estivesse contando uma história no qual encanta, não somente pessoas que são apaixonadas por história, e sim também um grande público de pessoas que desejam saber um pouco mais sobre a História do Mundo. Apesar do livro ser extremamente bem escrito e abordar os temas com curiosidades e comparações entre o antigo e o atual, o livro, como qualquer outro, também possuí seus pontos negativos.
 O livro as vezes aborda locais e regiões no qual são desconhecidos pela maioria das pessoas, e também nomes que já ouvimos, mas não sabemos o que é. Por isso, às vezes ele pode, para algumas pessoas, parecer confuso, se tornando uma parte que é lida a toa. Também é sempre bom ter um conhecimento bom da História Geral, pois às vezes o leitor pode ficar perdido conforme o livro vai seguindo, pois o livro não segue exatamente a ordem que nos é passado na escola, e sim, da própria maneira de Blainey.
 A editora Fundamento realmente conseguiu utilizar frases chaves de algumas páginas e destacá-las a parte em pequenos quadrados com elas dentro, o que também chama bastante atenção do leitor e faz com que aquela parte da frase seja realmente gravada na cabeça de quem está lendo. A capa também conseguiu expor um significado de "mundo" muito bem, pois é destacado nela um mapa de fundo e alguns instrumentos históricos.
 O livro não é tão caro, nem tão barato. Geralmente se encontra na faixa de R$30,00 à R$45,00 na maioria das livrarias, mas com certeza não é um investimento a toa. Ele não é pesado, e nem tão fino ou grosso. É um livro feito na medida certa para aqueles que gostam muito e gostam um pouco menos da História Geral. Além disso, o Brasil não deixa de ser citado em algumas partes, tão pouco países que sofreram com a ambição do homem. "Uma Breve História do Mundo" é, sem dúvidas, um livro do qual não se arrependerão de ler!
 Além disso, eles possuí dois outros ótimos livros, chamados "Uma Breve História do Século XX" e "Uma Breve História do Cristianismo" e, quando eu eu terminar de ler, também irei publicar como dica.
 Vocês ainda podem ler um trecho do livro online, no site da Veja. Lá se encontra o primeiro capítulo. Para quem estiver interessado em ler, é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário