terça-feira, 21 de agosto de 2012

Socialismo Utópico

  Esse tipo de socialismo surge com a intenção de organizar uma sociedade sem desigualdades. Os pensadores representantes desse socialismo em questão buscam no iluminismo algo para fundamentar suas críticas e pensavam que esse sistema socialista ocorreria de forma lenta. Em geral o socialismo utópico é caracterizado como uma crítica ao capitalismo. Esse tipo de socialismo teve como seus opositores os marxistas.

 Esse socialismo foi formado primeiro por:

Robert Owen (1771- 1858): Cidadão inglês rico, defende a ideia de uma sociedade autogerida. A comunidade passa a se autogerir e todos os integrantes pertencem à mesma classe. No lugar de dinheiro circulam vales correspondentes ao número de horas trabalhadas.

Charles Fourrier (1772-1837): Pretendia uma organização em que todos de uma sociedade vivam em harmonia. Propõem que a sociedade se organize em comunidades chamadas falanstérios, espécie de edifícios-cidades onde as pessoas trabalham apenas no que querem.

Saint-Simon (1760-1825): Começa a se projetar como teórico do socialismo em 1802, com o livro Cartas de um habitante de Genebra a seus contemporâneos, no qual defende uma nova religião baseada na ciência e dedicada ao culto de Newton. Idealizava uma sociedade sem domínio de classes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário