quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dica de Filme: O Poderoso Chefão

(Don Vito Corleone, papel realizado por Marlon Brando)

Sinopse: Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos. 

(Logotipo do Filme)


 O Poderoso Chefão é um filme extremamente bom e agradavel, apesar de conter algumas cenas para maiores de 18 anos, devido algumas cenas de sexo, violência e assasinato, e, apesar de não parecer, é um filme muito conhecido. Talvez por ser um filme de publicação um pouco antiga, em 1972, ele não seja tão conhecido pelos jovens atualmente. É um filme baseado no famoso romance O Poderoso Chefão, escrito por Mario Puzo, famoso escritor descendente de sicilianos, nascido em Hell's Kitchen, um bairro pobre em Nova Iorque. Essa descendência e convivência com a violência constante onde viveu, e o grande contato com a Máfia e suas jogadas, Mario Puzo realmente conseguiu mostrar muito bem o universo mafioso, tanto nos EUA quanto na Sicília, nos ensinando muito sobre a Máfia Italiana e suas tradições.

 (Mario Puzo foi um escritor estadunidense conhecido pelos seus livros de ficção sobre a Máfia)

  Porém, antes de entrarmos um pouco mais acerca do filme, temos que ter uma boa compreensão do que seria a "Máfia", que será tão retratada no filme, por isso, aqui está o conceito e a diferença do termo "Máfia", por Paulo Cézar de Oliveira:



"Sobre o conceito de “Máfia” tem-se feito freqüente confusão, transpondo o conceitosociológico para um conceito criminológico ou jurídico. É também freqüente a utilização,como sinônimos, dos termos “máfia” e “crime organizado”. A MÁFIA é somente uma formade crime organizado. Com relação à etimologia do termo “máfia”, as versões são também discordantes. Atribui-se, por uma parte, o termo ao idioma árabe, francês, italiano, etc."

 Falando  agora  sobre  o  filme, O Poderoso Chefão muitas vezes se torna, de certa maneira, um pouco entediante para aqueles que realmente não possuem nenhuma "noção" do que viria a ser a máfia, porém isso não impede a total compreensão do filme, e a sua história em si, porém evitem assistirem com a mente ocupada, pois o filme vai exigir bastante atenção, que valerá a pena! É difícil argumentar sobre ele sem acabar revelando muita coisa, mas o filme, além da Máfia, mostra também o poder da lábia, da desenvoltura, dos contatos, do dinheiro, e da mente humana. Também mostra o EUA sob uma época que os imigrantes italianos prosperavam em algumas regiões, mostrando a maneira sob qual se desenvolveram em um país estrangeiro, e como conseguiram poder em um território americano.
 Vai ser fácil notar a grande influência filosófica do nosso iniciante personagem principal, Don Corleone, que irá mostrar muito das características citadas acima, e também mostrará uma grande filosofia em relação a família, onde terá como parentes mais próximos sua esposa, e seus três notáveis filhos:
(Na foto, da esquerda para a direita, se encontram Michael Corleone, conhecido por Mike e irmão caçula, Vito Corleone, Santino Corleone, conhecido como Sonny e irmão mais velho, e Fredo Corleone, sendo o irmão do meio.)


 Sonny é o irmão mais velho como dito acima. É um homem conhecido pelo seu caráter explosivo e sempre lhe foi dito que não seria o homem a herdar os negócios da família. Em seguida vem Fredo, o irmão do meio, que assim como Sonny, não seria o homem a herdar, pois não possuía a destreza necessária para governar a família, e também não era a "sua praia". E, em destaque, vem Michael Corleone, filho caçula de caráter forte, lembrando muitas vezes o seu pai, porém Mike nunca quis herdar os negócios da família, construindo seu próprio caminho, até mesmo indo para a guerra, que nunca foi aprovado por seu pai. Porém, a história se modifica, e somente assistindo é que realmente se pode saborear o desenvolvimento do romance.

(Michael Corleone, atuado por Al Pacino)

 E por fim, o tema do filme também é muito conhecido, criado pelo guitarrista Slash, tendo uma ótima composição musical.


(Tema do Filme na versão solo na guitarra, pelo Guns N' Roses)

Bibliografia:
- Foto de Marlon Brando: http://www.highdefdiscnews.com/?p=5067
- Sinopse do Filme: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=374
- Foto do logotipo: http://royalcafe.wordpress.com/2010/01/13/the-godfather/
- Foto de Marioz Puzo: http://en.wikipedia.org/wiki/Mario_Puzo
- Foto dos homens Corleone: http://mylifeasitis-theinnerbitch.blogspot.com.br/2009/04/we-are-soooo-much-alike.html
- Foto de Michael Corleone: http://www.listal.com/list/the-hardest-recastthe-godfather
- Tema do filme: http://www.youtube.com/watch?v=7cUAflfhIqw

2 comentários:

  1. Legal! facil de entender esse resumo. eu aprovo

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado, Pedro! Qualquer dica de tema que gostaria que fosse publicado, por favor, só nos avisar!

    ResponderExcluir