quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Catolicismo Social


 Antes, para entermos o Catolicismo Social é necessário o conceito universal do termo o que se designa seus padrões diretrizes de modo que o conceito apresentado venha a ser melhor compreendido por você, leitor.

Catolicismo

 Catolicismo Vertente do Cristianismo mais disseminada no mundo, o Catolicismo é a religião que tem maior número de adeptos no Brasil. Baseia-se na crença de que Jesus foi o Messias, enviado à Terra para redimir a Humanidade e restabelecer nosso laço de união com Deus (daí o Novo Testamento, ou Nova Aliança). Um dos mais importantes preceitos católicos é o conceito de Trindade, ou seja, do Deus Pai, do Deus Filho (Jesus Cristo) e do Espírito Santo. Estes três seres seriam ao mesmo tempo Um e Três.

Catolicismo Social

 Acontece mediante a preocupação da igreja com a miséria dos operários diante a vitória do Liberalismo, a partir disso a Igreja começa a pregar o Catolicismo Social ou Socialismo Cristão. O mesmo era relativamente ligado a algumas mudanças podemos dizer "radicais" a não exploração do trabalhador no capitalismo é uma coisa da qual podemos rir. Os ideias propostos pelo Socialismo Cristão era basicamente a reforma do capitalismo que humanizassem a sociedade e impedissem a exploraçãos dos trabalhadores. Tendo como percursor o padre de nacionalidade francesa Robert de Lamenais (1782-1854) e o reponsável pela doutrina foi o papa Leão XIII, que expôs a Encíclica Rerum Novarum (Das coisas Novas) em 1891. Ele defendia uma distribuição mais ampla da propriedade privada, a Igreja embora viria a rejeitar o socialismo revolucionário e as mudanças estruturais da sociedade capitalista.

Bibliografia:

http://www.casadobruxo.com.br/religa/catolicismo.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário