terça-feira, 16 de julho de 2013

Globalização e Cultura


 A globalização é um fenômeno muito mais abrangente do que suas múltiplas definições. Como um fenômeno complexo capitalista e suas diversas mudanças mundiais, uma coisa que não deve passar despercebida por todos nós é a Cultura. Extremamente importante para nossa formação e conhecimento, a Cultura é fortemente influenciada de diversas maneiras que, em alguns casos, chega a se alterar e absorver aspectos de outras culturas. Essa matéria tem justamente como objetivo explicar como a cultura fica na ocorrência da Globalização. Apresentarei ela centralizando na indústria cultural, mostrando os efeitos que a globalização causa na cultura e por fim, de como o Brasil reage a esse bombardeamento de informações e as consequências.

Indústria Cultural
Por Fernando Rebouças, InfoEscola 

  O mundo vive num sistema econômico-político-cultural capitalista e o surgimento da sociedade capitalista transformou as manifestações culturais em produto. Este cenário desencadeou a formação da indústria cultural, que é o conjunto de empresas, instituições  e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico – cultural com o objetivo de adquirir lucros.
 A heterogeneidade da indústria cultural brasileira é percebida não somente no grau de diversidade cultural e territorial de nosso país, mas por focar conteúdos de culturas estrangeiras em detrimento de nosso conteúdo nacional. Quando ocorre em nossas mídias uma exposição de nossos valores e identidades, há o abarcamento de interesse comercial que interfere no que deve ser mostrado para adquirir audiência.
 A produção da indústria cultural é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural pré – estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador. Para se manter e conquistar público, a produção cultural não objetiva somente a expressão artística, quando esta planejada sob pretensões profissionais.
 A expressão tendencial elaborada com elementos artísticos é incluída num produto cultural como forma de diferenciação. A indústria cultural assim como toda indústria está atenta a custos, distribuição e retorno de lucros.
 Um forte exemplo de indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, penetração de público e variedade de conteúdo em vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador, cujo indivíduo possa vir a entrar em estado de alienação. Em outras mídias há o uso do termo “cult”, termo em inglês que significa obras com características específicas e com público direcionado e devoto.
 A arte em geral , as manifestações histórico – culturais e a identidade de uma região servem como inspiração e conteúdo de obra e produto cultural.Em suma a indústria cultural busca produzir algo que conquiste público e relevância comercial e se ramifique em produtos licenciados.

Efeitos culturais da Globalização

 Assim como em outros aspectos, a cultura sofre a interferência do acelerado processo de globalização. Uma vez que a dispersão da cultura não ocorre de maneira igual no mundo globalizado, os países que controlam a produção cultural em massa acabam por instaurar um padrão comportamental e produtivo.
 Desse modo, há uma imposição desigual de valores específicos, coordenada por uma pequena parcela de nações. É o caso da hegemonia dos Estados Unidos, que ao se tornarem potência econômica e política, passaram a ditar modelos a serem seguidos pelo restante do mundo. Como exemplos, destacam-se o perfil do cinema de Hollywood, hábitos alimentares como o fast food, além da influência musical e da predominância do idioma inglês.
 A Globalização tem os efeitos positivos e negativos muito relevantes, por exemplo, existe a exclusão de muitos grupos na sociedade e a separação entre camadas sociais. A Globalização cultural é como um plano de instrução de formação, que resultará na nova configuração do mundo, e a organização de um gigantesco Estado-Nação.
 Essa visão cria uma polêmica internacional. Apesar de essa globalização criar um contato entre civilizações, as vezes é deixado de lado a cultura nacional, e assim começa-se a aderir a cultura de outros, fazendo a aculturação, onde criaria uma sobreposição de uma cultura sobre a outra.

O Brasil na Globalização 


 O Brasil é um país integrante do sistema capitalista. Além dele criar laços comerciais com muitos países, com alguns ele acaba criando laços culturais, e bastante fortes. É o caso do Brasil com os Estados Unidos. Somos constantemente bombardeados pela mídia com a cultura norte americana, onde muitas vezes acabam alterando os nossos gostos, hábitos e preferências.
 O cotidiano do brasileiro se altera muito com essas influências. O tipo de roupa, a preferência musical, os hábitos, hábitos alimentares e comportamentais, preferência pelas artes e pelo cinema são extremamente influenciados por a cultura estadunidense.
 A globalização traz algumas vantagens e desvantagens para o Brasil, em relação a cultura:

Vantagens e Desvantagens

 O Brasil consegue ter acesso mais fácil para produtos internacionais. Apesar de parecer que isso é uma vantagem, pois estaria tendo contato com diferentes produtos, isso causa uma competição injusta com o mercado nacional. Muitas pessoas preferem comprar um produto estadunidense do que o brasileiro, pois acreditam que o produto dos EUA será de maior qualidade e dará um maior prestígio se o utilizá-lo. Com as pessoas preferindo comprar as coisas que não são nacionais, a indústria brasileira começa a ter certos prejuízos e consequentemente, atrapalhando de certa maneira no seu desenvolvimento.
 O acesso ao mundo da música, do cinema, das artes e do mundo científico é possível através da mídia. Entretanto, quando isso acontece em excesso, acaba nos influenciando para um lado negativo, que é justamente a alteração de muitas partes da identidade do brasileiro. A influência comportamental dos EUA é tão grande aqui no Brasil e muitas vezes não percebemos. Basta ouvir um pouco a programação das rádios, e percebe-se que mais da metade das músicas são músicas estadunidenses. Ao ligar na globo em um domingo a noite, veremos a série Revenge, ao invés de uma série brasileira. Por que a preferência nacional se alterou tanto?
 Muitos podem pensar que a mídia passa para população o que elas desejam ver. Entretanto, como que a população começou a ter esse gosto pelas coisas do EUA? Foi justamente a própria mídia que acabou nos doutrinando para que o nosso gosto se alterasse tanto. No caso da globo, ela já produziu diversas mini-séries baseadas em livros de literatura com estórias excelentes, mas muitas pessoas desconhecem os autores e as obras e acabam não assistindo. Portanto, é muito mais "viável" para os dois lados ao exibir uma série como Revenge, que não é brasileira.

Cultura Brasileira na Globalização


 A cultura brasileira vêm sendo cada vez mais desvalorizada pelo próprio brasileiro. Muitas pessoas preferem conhecer a cultura estrangeira do que a própria cultura. Um exemplo disso é o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade.

 As pessoas preferem muito mais visitar a Estátua da Liberdade do que o Cristo Redentor. Ambas tem os seus valores, mas por que a preferência é maior para ir até os Estados Unidos conhecê-la do que conhecer o próprio Cristo Redentor que fica muito mais perto, no Rio de Janeiro?
 O Cristo Redentor possuí sua imagem atrelada à grande violência que acontece nos morros cariocas. Como as pessoas escutam frequentemente nos telejornais sobre diversos casos de violência nesse estado, o Cristo Redentor acaba tendo os seus valores nebulados por esses fatores.
 Já a Estátua da Liberdade é atrelada ao liberalismo, a liberdade de consumo e o prazer capitalista que se encontra em abundância pelas propagandas de Nova Iorque. Logo, as pessoas acabam querendo ir para Nova Iorque, do que para o Rio de Janeiro para conhecer suas estátuas.
 O fato das pessoas não preferirem a cultura brasileira não se deve apenas ao fato da falta de interesse. O governo pouco incentiva a população a conhecer patrimônios históricos brasileiros, e isso traz consequências desagradáveis para esses patrimônios. Como o governo não incentiva muito, serão pouco as pessoas que frequentarão esses locais. Isso faz com que o governo ou o órgão responsável pelo patrimônio invista muito pouco em sua manutenção.
 É o caso do Museu do Ipiranga. Ano passado eu visitei lá, e percebi que muitas partes do prédio estavam em mau estado. E não precisa ser arquiteto para isso, pois em muitas salas o piso deixa o visitante desconfortável, pois range muito e dá a impressão de que ele pode se partir facilmente. A estrutura do prédio possuí partes do edifício expostas e mal cuidadas. Tão verdade é que no ano passado o Jornal Gazeta foi lá, e mostrou de perto esses problemas. Confira no vídeo:


 Toda essa perda de interesse pela cultura nacional e a procura pela internacional, acaba fazendo com que a nossa identidade brasileira seja perdida, pois não conhecendo a cultura do Brasil e se identificando com a de outros países, que vai acontecer se continuarmos absorvendo somente a cultura estrangeira, o cidadão brasileiro vai ser apenas um aglomerado de outras culturas, esquecendo a do próprio país onde vive.


    Com isso, percebemos que a globalização e a cultura caminham extremamente juntas, trazendo alguns pontos positivos e negativos. Observamos que os pontos negativos se sobressaem, em muitos casos prejudicando alguns países com o bombardeamento maciço de cultura, principalmente pelos Estados Unidos, que estabelecem parâmetros culturais que influenciam praticamente o mundo inteiro, possuindo a mídia como principal meio para disseminar sua cultura, e, em muitos países, causar a falta de identidade nacional e a desvalorização da própria cultura, que é o caso do Brasil.

Bibliografia

http://www.infoescola.com/cultura/industria-cultural/

3 comentários:

  1. Adorei seu trabalho.É uma pena que as pessoas nunca levem esse assunto mais a sério.Se eu pudesse mudava as coisas.Mas quem sou eu não é?

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  2. Você é um brasileiro e isso basta! "Se eu pusesse ". Você pode! Você deve! Se você conseguir mudar a mente de seis pessoas, cada uma delas poderá mudar a mente de outras seis! Entende o que eu digo? O Brasil precisa de pelo menos uma pessoa com inteligência o bastante para reconhecer o próprio valor! Não só isso... Esta pessoa, que pode sim ser você, é capaz de grandes feitos! Uma pessoa pode mudar um mundo! Eu acredito nisso.

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  3. Não podemos nos contentar com o que estamos vivendo, destruíndo nossas raízes, deixando de produzir nossa cultura de forma autônoma e harmoniosa. Recebendo estes bombardeios que visam o lucro, vejam aí a importancia da crise econômica comparada com a importância em que se tratou a fome no Brasil, estamos nos tornando desumanos. Nunca tivemos tanta polêmica por causa da fome, e infelizmente ainda é realidade para muita gente de nosso país. Vamos valorizar as nossas riquezas e reconhecer que temos capacidades de guiar a nossa cultura. Revolução Cultural Brasileira!

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